A transformação digital e o e-commerce trouxeram grandes oportunidades para as marcas B2B. E as estratégias vencedoras hoje não serão as mesmas que vão garantir o sucesso num futuro próximo para muitas indústrias.
De forma geral, estas oportunidades que se manifestam como “atritos” ou “rupturas” de mercado são muito pouco exploradas pelas indústrias por diversas razões, e podem ser classificadas como:
- Oportunidades para conquistar vantagens comerciais (diferenciais competitivos)
- Oportunidades para obter ganhos operacionais (aumento da produtividade)
- Oportunidades para gerar novos serviços (conquistar novos mercados)
O êxito na identificação e exploração comercial das lacunas que a transformação digital tem criado exigem decisões top down com investimentos em:
- Plataformas e tecnologias auxiliares para vendas digitais que aproveitem e otimizem as regras do negócio de cada indústria, considerando toda sua história.
- Testar novos canais para anunciar, vender e se relacionar
- Treinamentos de líderes e equipes para o uso massivo de tecnologias digitais disruptivas
- Desenvolvimento de uma estratégia unificada de dados (mapear, catalogar e integrar todos os dados necessários para a operação)
O futuro é incerto e o principal desafio é entender as tendências e o seu real potencial.
Com base em artigos de especialistas e pesquisas publicadas (com dados dos principais varejistas e marcas globais) listo algumas perspectivas de como será o futuro do e-commerce B2B no Brasil.
Sua indústria está preparada para o e-commerce B2B?
- Até 2023 >> as organizações que operaram marketplaces corporativos por mais de um ano terão um aumento de pelo menos 10% na receita digital
- Até 2024 >> 15% das organizações B2B usarão plataformas de comércio digital para oferecer suporte a seus clientes e representantes de vendas em todas as atividades de vendas >> 10% das organizações de comércio digital usarão recursos de negócios empacotados para construir suas experiências de aplicativos
- Até 2026, a parcela das transações de ecommerce que ocorrem nos marketplaces crescerá de 60% para 70%, graças a uma explosão de nichos de marketplaces em setores como o de saúde, serviços e manufatura
Recado aos líderes: Desenvolvam seu e-commerce B2B
- Conecte-se com parceiros que possam contribuir com sua visão de comércio digital e com maior probabilidade de atender aos seus requisitos em termos de modelo de negócios e direção estratégica
- Busque por tecnologias de vendas que permitam que sua empresa estenda seus modelos de negócios (de B2B para B2C ou vice-versa) e incluam sua frente de venda no e-commerce
- As operações de marketplace estão se tornando uma parte padrão das ofertas de plataforma de comércio digital, especialmente para business-to-business (B2B). No futuro, ter uma “estratégia de e-commerce” será sinônimo de ter uma “estratégia de marketplace”. Pense em marketplace (IN).
Independente do tamanho ou do setor, as indústrias devem aproveitar este movimento da digitalização para ampliar seu público, criar diferenciais e se tornarem mais lucrativas.
A estratégia da sua Indústria é desenvolver vendas E-commerce?
Conheça nossa Consultoria E-commerca para Indústrias e saiba como Impulsionamos as vendas online B2B e D2C em perfeita sintonia com a cadeia de distribuição e conquistamos resultados eficazes e sustentáveis!
Let’s Commerce Together 0/
Assine nossa Newsletter no Linkedin: Commerce Capabilities: Insights, Desafios e Habilidades que o Mercado Digital Exige e fique atualizado sobre o mundo e-commerce.